O céu do Eldorado vai ganhar um colorido especial no sábado (20/9), quando será realizado o Festival de Pipas, a partir das 9h, no CSU Eldorado, localizado na rua Senegal, 229. A iniciativa promete transformar a manhã em um momento de convivência, reunindo famílias em torno de uma atividade que resgata memórias afetivas e, ao mesmo tempo, promove aprendizado, lazer e conscientização sobre práticas seguras e responsáveis.
Promovida pela Prefeitura de Contagem, a iniciativa é gratuita e aberta a toda a comunidade. Mais do que oferecer momentos de confraternização e lazer por meio da soltura de pipas, o festival tem como foco a conscientização sobre os riscos do uso de linhas cortantes. Durante as atividades - que serão coordenadas pela Secretaria de Esportes e Lazer -, a Guarda Civil de Contagem realizará palestras e repassará orientações ao público sobre os perigos de acidentes, reforçando a importância do uso de materiais seguros. A proposta é transformar a brincadeira em um espaço de aprendizado, unindo tradição, diversão e responsabilidade social.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, destacou a relevância do Festival de Pipas não apenas como uma atividade recreativa, mas como um instrumento de integração e conscientização. “Mais do que reviver uma prática tão simbólica da nossa infância e proporcionar momentos de alegria para as famílias, o festival reforça a mensagem de que soltar pipa deve ser uma brincadeira saudável, sem riscos e sem violência. Estamos mostrando que é possível se divertir de forma segura, com respeito e garantindo que essa tradição continue a ser um elo de união entre as pessoas”, ressaltou.
A iniciativa contará com a parceria de “Guelas Pipas” e “Ricardo Pipas”, referências em Contagem quando o assunto é a arte de empinar os “papagaios”. Graças ao apoio deles, todo o material necessário para a prática, como pipas e linhas não cortantes, será disponibilizado, gratuitamente, no local. O evento terá, ainda, a presença de monitores, que irão orientar os participantes nas oficinas de confecção e soltura, oferecendo suporte desde a montagem da pipa até o momento de vê-la ganhar o céu. O objetivo é valorizar a tradição, transmitir conhecimento e garantir que a diversão aconteça de forma segura, educativa e responsável.
A programação inclui, ainda, a presença do caminhão do Shopping Oiapoque Eldorado, que levará diversas atrações para animar a criançada. No local, haverá, também, uma área de lazer equipada com brinquedos, além da distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce.
Cerol é crime
A lei estadual nº 23.515, de 2019, proíbe a fabricação, comercialização e uso de cerol e outros materiais semelhantes. O descumprimento da norma pode gerar multas que chegam a R$ 5.531,00 e, em casos de reincidência, ultrapassam R$ 276 mil. Se o uso dessas linhas resultar em danos a pessoas ou patrimônios, o responsável poderá responder nas esferas civil e criminal. Quando o infrator é menor de idade, os pais ou tutores legais são notificados, com encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar.
Em Contagem, a Guarda Municipal tem intensificado o combate a essa prática de alto risco. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, somente em 2022, foram apreendidos 137 carretéis de linha com cerol. No ano seguinte, três ocorrências foram registradas e, em maio de 2024, várias linhas chilenas foram recolhidas na região do Nacional.
Os perigos não se limitam às pessoas: os animais também sofrem com o problema. Em março e junho de 2024, dois animais silvestres foram resgatados após sofrerem ferimentos graves provocados por linhas cortantes.
Casos de venda ou utilização desse tipo de material devem ser comunicados imediatamente às autoridades, por meio do telefone 190 (Polícia Militar de Minas Gerais) ou do Disque Denúncia 181.
Festival de Pipas
Data: 20/9 (sábado)
Local: CSU Eldorado (Rua Senegal, 229 - Eldorado)
Horário: 9h às 12h